domingo, 29 de agosto de 2010

Avant premiere


Este final de semana foi um tanto quanto especial pois a sétima arte, em dois momentos, me proporcionaram algumas horas de reflexão, interpretações e troca de idéias com a Lu.
No sábado assistimos o belo filme intitulado “O leitor” ( uma indicação do Th mais velho) baseado no romance Der Vorleser ( by Bernhard Schlink) e no domingo fomos agraciados, encarnados e desencarnados, com a avant premiere de “Nosso Lar”, baseado no que poderíamos chamar de o “livro de cabeceira de espíritas e simpatizantes”.
Na entrada do cinema, antes da pré estréia , encontramos com o Luiz e a Sueli e no meio da conversa o Luiz me falou:
- você vai fazer um post sobre o filme para publicar no seu blog?
Eu respondi:
- com certeza.
Entramos na sala de projeção e durante a exibição do filme, como a emoção me aflora com muita facilidade, chorei em algumas cenas como também ocorreu em “O leitor”.
Após o cinema fomos almoçar e depois fomos tomar um café na Chuvisco da Beira Mar. Fiquei pensando no que o Luiz havia me falado e no bate papo com a Lu confessei uma dúvida:
- como escrever sobre os dois filmes no mesmo post ?
A Lu, com aquela clarividência peculiar, me respondeu :
- o que há em comum nos dois filmes é que nunca é tarde para aprender, evoluir.
Ela foi simplesmente perfeita em sua observação, guardada as devidas proporções e situações retratadas em cada filme; é claro.
O filme “O leitor” tem aspectos, características, atos, posicionamentos, relacionamentos, conflitos e comportamentos dentro de um tema já abordado em vários filmes,ou seja, um romance ocorrido no período do pós segunda grande guerra, mas neste caso foram “moldados” por situações um tanto quanto incomuns ou peculiares. É simplesmente brilhante como ao autor trata algumas questões humanas e os conflitos existenciais de suas personagens.
O filme “O Nosso Lar” é algo que o mundo espírita aguardava com muita ansiedade. Os espíritas, em geral, vivem dentro da expectativa perene de “pregar” a doutrina para um mundo que não cre na reencarnação, caridade e no amor como pré requisitos imprescindíveis para nossa evolução e que desconhece ou confunde o que é espiritismo, na acepção da palavra ou doutrina, com umbanda, quimbanda, candomblé etc, cabe ressaltar que aqui não faço julgamento de valores pois como afro brasileiro e dentro de meu processo evolutivo também já “bati cabeça”.
Se eu fosse resumir religiões, seitas e crenças diria :
“Independente de nossas “verdades” mas totalmente dependente de nossas “atitudes”, nosso caminhar nos levará a Deus”.
Bem, no intuito de instigá-los a conferir as duas películas e no meu entendimento, a sinopse dos filmes poderia ser :
Em “O leitor”, Hanna, mesmo “perdida” na sua ignorância e orgulho, alcança a sua “luz” embalada pelo amor por um jovem advogado medroso, confuso e perdido nos valores de um mundo ainda ressentido pelas “atrocidades” de seu povo.
Em “Nosso Lar”, André, mesmo “perdido” no seu saber e orgulho, alcança a “luz” embalado pelo amor de sua mãe e seus queridos amigos espirituais.
Em “Nosso Lar, André descobriu:
Que o tempo é relativo e que sempre em algum momento e em algum espaço “físico” existimos.
Que o “servir” tem um contexto amplo e todo trabalho é uma forma de amor.
Que o amor deve ser incondicional e transcende a “existência”.
Que o “nascer” para uns pode ser o “morrer” na percepção de outros.
Que nossa evolução é composta por uma sequência de ciclos que “começam” no berço e “terminam” no túmulo.
Que há muitas moradas na casa de meu pai.
Quem sabe Hanna foi socorrida por Andre em seus devaneios pelo Umbral.
Como nada acontece por acaso, penso que encontrei na letra da música (site descrito abaixo) o que considero a síntese de “Nosso Lar”................
http://www.youtube.com/watch?v=RCoHD3SNAFo

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O astro e a reporter


Penso eu que a maioria de nós tem uma referência de "celebridade", um/a atleta, um/a jogador, um/a poeta, um/a artista etc.
Esta semana assisti no Arquivo N ( by Globo News ) uma matéria referente aos 80 anos do grande Sean Connery, o que foi bastante interessante e três aspectos da reportagem me chamaram mais a atenção:
01 - embora tenha feito filmes brilhantes como "O homem que queria ser Rei", "O Nome da Rosa" etc, ganhou o "Oscar" como ator coadjuvante no filme "Os Intocáveis",
02 - "A melhor coisa que aconteceu na minha vida foi ter beijado Sean Connery na boca", palavras de Catherine Zeta Jones ( filme Armadilha),
03 - Na entrevista com a reporter Ilze Scamparini, ocorre o seguinte diálogo:
Ilze - Mulheres bonitas ainda emocionam o senhor ?
Sean - Claro. Você é bonita. Eu mexo com você?
Ilze - Sim.( surpresa e um pouco acanhada, mas com certeza exitada ).
Sean - Ótimo , suas pernas são lindas.
A Lu estava do meu lado e perguntou :
- se você fosse o marido dela sentiria ciúmes? ( de fato não sabemos se a Ilze é casada )
Eu disse:
- não.
Bem , o que acontece na minha opinião?
Imagine você encontrando com a sua "referência", a proximidade do mito, do ídolo, do astro, da estrela, da musa. Com certeza a emoção irá se sobrepor a razão e você ficará extasiado.
Entendo que a Ilze estava tomada por esta emoção e diante da pergunta a resposta saiu como algo inevitável no momento que era "mágico", independente da situação pessoal e experiência na profissão.
Uma mulher diante de um homem personalizado por suas personagens: viril, sensual, bonito, charmoso, inteligente, maduro.
Aqui para nós, o tal de Sean é o cara.
O mesmo aconteceria comigo se encontrasse Sophia Loren, que sempre foi minha "referência intangível", acho que flutuaria....
Há duas frases da bela Sophia que gosto muito e vai como recado especial para mulherada:
"É preciso ficar com o rosto e com as rugas que se tem".
"Há uma fonte da juventude: é sua mente, seu talento".
Em um mundo de futilidades, incertezas, vaidades e solidão o recado cai muito bem.
Infelizmente o mundo anda carente de Sophia's e Sean's
Mas há também algo de belo em nossa existência e alguns tem a sorte de viver e compartilhar com sua "referência tangível" que é aquela emoção gostosa e perene do tenho-te em mim, hoje e sempre.....

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Dentro da baleia mora mestre Jonas.........



Sob a batuta da premissa da lei de “causa e efeito” , em nosso pequeno planeta globalizado, as queimadas do centro-oeste trouxeram uma névoa seca atípica para o sul, mudando o inverno e nossa sensação térmica.
Como era sexta-feira, resolvi pegar minha sacola e rumei para os Açores. Chegando lá não fui direto para casa, resolvi dar uma passada no posto do salva-vidas e dar uma olhada no oceano Atlântico. Ondas pequenas, mar tranqüilo e “ninguém” pegando onda, a princípio.
De repente percebi um esguicho pouco habitual no balneário, logo após outro e mais um, então vi algo inusitado, um presente do reino animal para o meu coração de menino. Havia várias baleias “pegando onda” no balneário e a emoção bateu forte. Como criança eu sorria ao presenciar o balé das meninas, com suas “caldas” subindo e descendo configurando uma coreografia única, vivenciada por poucos privilegiados e trazendo um facho de esperança para uma sustentabilidade decadente.
Fiquei por uma hora extasiado com algo tão belo. Comecei a conversar com uma jovem argentina e comentávamos a nossa alegria. Olha lá , olha ali, olha outra. A portenha me falou que no sul da Argentina elas também aparecem, dando aquele show peculiar no modo de nadar. Falei para ela da época em que no RJ, ao pegarmos a barca para ilha de Paquetá, éramos “escoltados” por golfinhos, algo que marca a lembrança de qualquer criança e que infelizmente, hoje , não mais existe.
Não há como descrever a emoção do momento com as queridas baleias, algo que fica tatuado em nossas mentes, em nossos corações e nos faz divagar sobre a grandiosidade da mãe natureza através de um ser grande e gracioso que habita em nossos mares.
Acabei não dormindo no sul e retornei para o “centro-oeste” da ilha. Chegou sábado e o efeito estufa aumentou, nos dando a impressão de um verão perdido no tempo, pensei : nossas amigas devem estar curtindo o “verão” no sul, rumei para os Açores. Nossas amigas haviam saído do balneário e rumaram para solidão e o saquinho, como o meu brother mago das lentes e poeta da fotografia, o grande Milton, havia me ligado; fomos no Arantes comer um camarãozinho acompanhados por umas “Originais” da hora, jogar uma conversa fora e matar a saudade. Para variar ele e sua lente produziram belas imagens dos nativos.
Chegou domingo e o efeito estufa teimava em ficar no sul, peguei a Lu e o TH mais novo e subimos a trilha do saquinho para rever nossas queridas amigas. Duas mamães com suas crias se refestelavam perto da arrebentação e ficamos um bom tempo apreciando o espetáculo.
Retornamos para o Açores e eu convidei o TH para um mergulho na Atlântico, entramos na água e rapidamente percebemos que na água só com uma long de neoprene, mais deu para “despertar” o corpo, a mente e o espírito.
Que coisa linda..................
http://www.youtube.com/watch?v=e-x86iiozsc&feature=related

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Comandante Almir


Chegamos cedo ao aeroporto, 01:40h antes do vôo.Temos tempo até para um ranguinho básico, pensei, pois aquele sanduba by air (que é o mesmo há muito tempo) não vai dar para encarar. Aliás, do Oiapoque ao Chuí o sanduba é o mesmo e não poderia ser diferente no mundo do MacD&Bob’s food “always the same for the global people”.
Cabe ressaltar que no aeroporto de Floripa não há essas opções todas, mas é melhor que o “borrachudo” quente com queijo e presunto de peito de peru ( se você for vegetariano pode tentar tirar o presunto, mas como é hot , metade do queijo sai junto).
Fizemos o “check in”, fomos a lanchonete e logo após entramos na sala de embarque. Ocorreu aquele atraso habitual, o que deixa a galera mas ouriçada que barata em bico de galinha, é um tal de olha relógio, fala no celular, navega no laptop, bebe água, toma café, faz um xixi ( alguns dão uma barrigada), enfim! Uma voz anunciou nossa procissão para a aeronave.
Na aeronave aquela confusão, também habitual, do esbarra daqui,pega o jornal, espera ali, tenta colocar o malão no bagageiro, alguém sentou no meu lugar, pede um travesseiro, chama pessoal de bordo, chora o bebê, pára tudo! Vamos ouvir as instruções de segurança! Vamos? Regula o ar, acende a luz (erra e aciona o chamado à tripulação), essa porra de livro não cabe na bolsinha da cadeira, o cara da frente já baixou a merda da cadeira e meu “espaço” ficou ainda menor, ouvimos o comunicado: “tripulação decolagem autorizada” e vamos nós.....
Vamos dizer que a “subida” foi um tanto quanto emocionante pois o avião balançava para direita e para esquerda, parecia que estava batendo azas. Logo depois todas as luzes apagaram e ficou tudo muito tenso, até o ar desligou. Depois ouvimos um barulho estranho e logo após parecia que estávamos voltando para o aeroporto.
Passados alguns minutos, ouvimos a voz a lá Cid Moreira :
“Senhores passageiros, boa noite, aqui quem fala é o comandante Almir!”
(Comandante Almir?)
“Nossa estimativa de vôo até o destino é 02:40h”
(02:40h até Sampa? O comandante bebeu??)
“Desculpe, pelas “trapalhadas” na subida, é que estou bastante excitado pois esse é meu primeiro vôo na função de comandante”
( PRIMEIRO VÔO? Risos nervosos)
“Mas não se preocupem, estou com o manual de instruções impresso na minha mão e tenho um backup no meu ipod”
(BACKUP NO IPOD ??? Mais risos nervosos)
“Após o meu treinamento intensivo via Internet, em um simulador 3D, eu fiz várias anotações no manual e vi vários filmes sobre desastres aéreos, tá tudo dominado”
(TUDO DOMINADO ???? Risos nervosos e preces)
“Vocês viram que eu subi direitinho, balançou um pouquinho, mas já to pegando o jeitinho da coisa”
(PEGANDO O JEITINHO DA COISA ???? Mais preces e alguns desmaios)
“Tem alguns botões e lampadinhas que eu ainda não sei para que servem, foi por isso que o trem de pouso abaixou duas vezes no ar e as luzes apagaram, mas já estou ligando meu lap top para ver as anotações no IPOD. Sabe como é , não poderia arriscar e colocar o ipod no micro do avião. Pode estar com vírus. Já pensou se eu tenho que reiniciar a máquina?”
(REINICIAR A MÁQUINA ????? Só desmaios. Neste momento tentaram invadir a cabine do piloto, mas estava trancada e nem a tripulação conseguia abrir)
“Eu sei que vocês estão um pouco apreensivos, mas olha só, minha mãe é muito religiosa e acendeu sete velas de sete dias para tudo dá certo. Vocês sabem que reza de mãe é muito poderosa. Li também meu horóscopo e está tudo de bom, sem nenhuma previsão de desencarne; portanto fiquem tranquilos”
(MUITO PODEROSA? HORÓSCOPO? DESENCARNE? Novenas e mais desmaios)
“Agora que já estamos no piloto automático, eu vou confessar uma coisa para vocês: quando eu disse que o vôo vai durar 02:40h é verdade pois o capítulo sobre pouso de aeronave eu estou lendo agora.Para relembrar, é claro.
(LENDO AGORA !?!?!? Silêncio sepulcral, todo mundo com cara de criança cagada.....)
Após muita “batição” de asas, rezas, desmaios, choros, vômitos, acabou o refri, acabou a cerveja, acabou a água, o banheiro parecendo o inferno, um engraçadinho pedindo para abrir a porta porque ele ia descer, a tripulação sem saber o que fazer e 02:48h de vôo, Almir anunciou:
“Senhores passageiros vamos pousar pois o combustível está acabando. Não se preocupem , já li o manual, tá tudo aprendido e o meu piloto,que sabe tudo de aero modelismo, vai dar uma força. Nesses minutos antes do pouso, vamos todos fazer uma oração pois como diz um amigo:
“Vai com fé meu querido”
Pai nosso......”

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Poder Legislativo? Privatização com Terceirização Já !


É uma prática de alguns governos, principalmente os ditos neo liberais, a privatização de instituições/empresas prestadoras de serviços que a princípio são um monopólio, ineficientes, se tornam cabines de empregos para os amigos e parentes dos políticos, tem uma administração incipiente etc.
A coisa se resume em : privatizar a empresa, estabelecer metas ( a princípio para “proteger” os direitos do consumidor e prestação de serviços com qualidade) criar um organismo de fiscalização, definir metas e cobrar resultados.
Do outro lado as empresas privadas “utilizam” o dinheiro do BNDES ( no Brasil) para adquirir outras empresas, criam um monopólio privado, definem metas/ indicadores e tentam cumpri-los e mesmo perdendo uma pouco da tão almejada excelência na prestação dos serviços terceirizam tudo que for “possível” para atender o patamar de lucratividade desejado por seus acionistas.
Como estamos em ano de eleição resolvi ler o livro “Ensaio sobre a lucidez” do grande Saramago ( quando terminar a leitura farei um post sobre o mesmo) e ontem ao assistir na telinha a farra de vereadores gaúchos e catarinenses, patrocinada pelo povão e organizada por empresas como a INM e outras do ramo; lembrei do livro, das privatizações/terceirizações por mim vivenciadas, da reportagem do juiz exonerado e premiado com uma aposentadoria de R$25.000,00, da ridiculização dos candidatos aos cargos políticos e pensei : Qual seria a solução para algo tão ignóbil? Bem, como sou testemunha do que eu chamaria “modelito neo liberal de privatização”, resolvi lançar a campanha “Poder Legislativo? Privatização com Terceirização Já!
Qual é a idéia ? Baseado no livro do Saramago, nas próximas eleições vamos todos votar em branco ( quando votamos em branco significa que nenhum candidato atende a nossas expectativas ). Após a constatação dos fatos, vai ocorrer aquele rebuliço no meio político, repercussão internacional, aquele bafafá na mídia e os homens do poder vão tentar definir uma estratégia, ou seja : quem sabe soltar uns boatos de golpe de estado, realizar nova campanha eleitoral um pouco mais moralizada, fazer o segundo turno do voto em branco e por aí vai. Nesse momento, nós, o povão, vamos todos para as ruas e para Internet com nossa nova proposta para a política nacional : Poder Legislativo? Privatização com Terceirização Já. Diremos para os propensos senhores do poder: “ Meus caros, temos uma nova proposta de atuação para o Poder Legislativo, um mix de privatização gerida por uma Agência (alguns poderão até chamar de contrato de gestão), que em linhas gerais deverá atender aos seguintes itens:
01 - As Assembléias Legislativas, a Câmara e o Senado irão a leilão, no mesmo modelito das estatais;
02 - Será criada a ANFPL ( Agência Nacional de Fiscalização do Poder Legislativo ) onde serão definidas as metas e indicadores cuja premissa será o atendimento as necessidades de infraestrutura dos municípios e a prestação de serviços pertinentes ao bem estar da população, do estado, do país;
03 – todos os parlamentares deverão comprovar idoneidade com as certidões negativas pertinentes;
04 – todo parlamentar, para concorrer nas eleições, será submetido a uma avaliação cujas disciplinas serão : Regimento Interno , Ética, Gestão de Pessoas, Gestão Financeira, Português, História, Informática, Inglês, Atualidades, Básico em Administração e Direito Constitucional. Todo pretenso parlamentar que não obter a nota mínima (nota 7) poderá participar de curso preparatório e em instituição a ser indicada pela ANFPL. Serão realizadas avaliações de três em três anos, após cada ano de eleição, visando criação de um banco de candidatos para concorrer nas eleições posteriores . Em tempo : o curso será realizado em período noturno ou finais de semana com carga horária semanal de 20 horas e carga horária total de 420 horas;
05 – o remuneração dos parlamentares será de no máximo vinte salários mínimos;
06 – todo parlamentar terá direito a dois assessores, concursados e que não poderão ter parentesco ou vínculos pessoais;
07 – todos os auxílios ( combustível, moradia, passagem aérea etc ) estão extintos;
08 – toda necessidade de verba necessária com material de escritório, telefonia etc deverá ser enviada à ANFPL para análise e aprovação. Em tempo : toda a verba, orçamento e gastos serão divulgados anualmente via Internet;
09– toda serviço de limpeza e apoio as atividades dos parlamentares será terceirizado e gerido pela ANFPL;
10 – todo parlamentar terá direto a ticket refeição no valor de 4% do salário mínimo;
11 – toda despesa com viagens, cursos etc será analisada, aprovada e liberada pela ANFPL;
12 – será elaborada documentação referente ao código de conduta e ética dos senhores parlamentares o qual o descumprimento do mesmo implicará em perda automática do cargo;
13- todo ano o parlamentar deverá apresentar à ANFPL cópia de sua declaração anual de IRPF;
14 – todos os cargos dos colaboradores da ANFPL serão preenchidos via concurso público;
Bem meus caros pode não ser o ideal, mas vocês não acham que já poderia ser um novo e belo começo???????