sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Os imigrantes



Nosso planeta é repleto de nações, povos, povoados e tribos, cada um com suas tradições, temperos, comidas, bebidas, vestimentas, ritmos e danças. Dentro deste contexto, nosso país surpreendente pela diversidade e riqueza cultural, com uma forte contribuição dos imigrantes, cuja beleza e versatilidade vai do Oiapoque ao Chuí.

Fomos comemorar meus 60 aninhos, em Bento Gonçalves, um lugar muito agradável onde pudemos passear pelas vinícolas do Vale dos Vinhedos e fazer um passeio de trem Maria Fumaça, de Carlos Barbosa para Bento. Um passeio mágico o qual também fomos agraciados com uma aula de história sobre a imigração italiana para o Brasil, que ocorreu logo em seguida ao “êxodo” dos alemães, e um almoço fantástico embalado por polenta, massa, frango, salada, carne de gado e um belo vinho tinto.

Os italianos, como os alemães, enfrentaram grandes dificuldades para chegar a terra prometida, a “América”, e aqui chegando trabalharam muito para tentar se estabelecer e se adaptar em um outro país, uma nova cultura, um outro povo.  

No dia seguinte ao passeio, a Lu havia me reservado outra surpresa: um jantar embalado pela beleza da dança árabe. 

Toda dança tem a sua beleza, seu balanço, seu ritmo e o desafio daquele que a pratica é transmitir em movimentos toda uma gama de emoções proposta pela melodia. A dança árabe nos oferece algo de uma beleza intensa através de corpos uníssonos em um balé corporal onde cada som parece ser inspirado dentro de um contexto no qual cada braço, perna, quadril, seio, lábios e olhares nos oferece uma perfeita sintonia com um tom, algo que é impossível parar de admirar, de se emocionar. Além do belo espetáculo, nosso jantar foi regado a especiarias árabe com um maravilhoso vinho tinto produzido pelos italianos e seus descendentes em terras gaúchas.

Diante desta miscelânea cultural, a ocasião ficou bem interessante pois na “terra” dos italianos e seus descendentes, um show de dança árabe foi ,no mínimo, algo intrigante.

Para finalizar nosso passeio não poderíamos deixar de visitar as tradições alemães e fomos à Blumenau para conferir a Oktoberfest. Um novo show de tradições, vestimentas, comidas, sons e ritmos regados a salsicha, joelho de porco, chucrute e cerveja, feitas por alemães e seus descendentes no vale europeu catarinense.

A essência de um povo está na sua história e a nossa é composta pelo somatório das histórias e características de vários povos que compõem esta miscigenação mágica que nos une e oferece o que poderíamos chamar de "o melhor da globalização".

https://www.youtube.com/watch?v=Dyp-P5CqvtI

Nenhum comentário:

Postar um comentário