sexta-feira, 21 de julho de 2023

Uma Catarse no mar.


Em agosto de 2022, estava conversando com a Elaine, que é nossa personal physiotherapist, sobre natação. Dizia eu que, por várias razões, queria fazer natação; mas não havia nenhuma academia que tivesse aulas de natação, perto do Pântano do Sul. Ela me disse:

- Tenho uma amiga que está fazendo natação no mar na Armação, posso pedir a ela o contato do pessoal que faz os treinos.

No mesmo dia ela me passou o contato do Maurício e no dia seguinte fui até a Armação, falei com o Maurício e com a Regina, conheci o projeto Treino e Travessias (TT) e comecei os treinos nesta mesma semana.

Até esse momento eu nadava, ou melhor tentava nadar acompanhado pela lembrança de um afogamento que ocorreu quando eu tinha 14 anos e que insiste em me “assustar”, atualmente bem menos.

O desafio de nadar no mar tem algumas variáveis que não ocorrem nas piscinas. O aprimoramento da técnica através de educativos é bem parecido, mas o mar é um “Ser”, dinâmico, tem vontade própria e seu “humor” varia sob a influência de luas, temperaturas, ventos e marés, seu estado de espírito pode ser avaliado por tamanho das ondas, energia e potência e tem dias que o bicho pega.

Nadar no mar, três vezes na semana, passou a fazer parte do cotidiano. A dupla Regina@Maurício nos ensina, nos envolve e nos desafia, o que é o diferencial no aprimoramento da técnica e superação de nossas dificuldades e nossos “medos”.

Quando vou nadar no mar, com uma temperatura externa de 10 graus, chuva e vento e a água do mar a 19 graus, penso:

- Por que estou aqui?

Resposta:

Esses pequenos desafios me fazem bem, sinto-me vivo, me traz serenidade, equilíbrio e aprendizados

Além disso tem a amizade da galera, a parceria, a sinergia que permeia o grupo junto a nossos queridos treinadores.

A Regina nos ensina que o grande desafio é encontrar e entrar na “vibe” do “flow”, para encontrar o que eu chamaria de Catarse no mar!

“Tu me dizes, eu esqueço; Tu me ensinas, eu lembro; Tu me envolves, eu aprendo” Benjamin Franklin.

Valeu TT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário