terça-feira, 11 de maio de 2010

Soweto Blues

Para variar estava navegando pela GloboNews e estava rolando um documentário bem interessante sobre a África do Sul, mas especificamente sobre Soweto.
A matéria abordava a realidade da cidade, seus encantamentos e suas mazelas, algo que a galera que vai curtir a Copa não irá perceber, aprender ou atentar.
Independente dos equívocos históricos e suas conseqüências, o continente africano vive a herança de seu “Karma” a lá The Constant Gardener e a Africa do Sul é hoje um “outro” país com o grande desafio da superação do que eu chamaria de “irresponsabilidade global”.
Aprendi algumas coisas sobre o país e descobri o Soweto Gospel Choir, revi a Miriam Makeba e algo fantástico chamado Soweto Blues.
Não sou um crítico de estilos musicais e nem tenho conhecimento ou musicalidade para tal, mas algumas composições me falam diretamente a alma, são fortes, densas e carregam uma emoção tão grande que transcendem a nações, idiomas, crenças ou cor da pele.
Pensando no fato histórico que marcou tão profundamente um povo, como vários outros foram marcados, segue abaixo o que a inspiração me permitiu.

E os homens diferentes chegaram,
Sua pele, seus olhos, sua cultura e suas verdades
Não são as minhas,
Mas me disseram que eu deveria obedecer

E os homens diferentes chegaram,
Eles disseram que eu não poderia cuidar de meu povo
Que não éramos desenvolvidos
Que trariam o progresso

E os homens diferentes chegaram,
E eles disseram que éramos inferiores
Que teríamos poucos direitos, mas muitos deveres
Que sua lei iria definir e cuidar de nossas fronteiras

E os homens diferentes chegaram
E eles disseram que seu Deus nos traria a redenção
Que deveríamos aprender a lição
Que só nos seria permitido a submissão

E os homens diferentes chegaram
E com eles vieram as lágrimas, o sofrimento
E com eles vieram a morte e a solidão
E com eles vieram o medo e a prisão

E os homens diferentes chegaram
E com eles eu aprendi a ter fé, a ter consciência
E com eles eu aprendi a lutar, a perseverar
E com eles eu aprendi a perdoar
E com eles eu também aprendi que não posso esquecer
E com eles eu também aprendi que não pode,de novo,acontecer...........

Soweto Blues, entre o nunca esquecer e o sempre perdoar..........
http://www.youtube.com/watch?v=oJiqvPMQXAc

Nenhum comentário:

Postar um comentário