domingo, 2 de maio de 2010

Um novo sinônimo para "mãe"

Independente da “necessidade comercial” da data, mãe é aquele ser especial, pelo menos a maioria delas, que merece ser “celebrada” todos os dias.
E aqui, neste pequeno espaço digital, mãe não significa apenas o ato biológico, mas sim um contexto bem mais amplo do significado do que é ser mãe e até me arrisco a dizer que também não está preso a gênero.
Neste meio século de aprendizado, tive o privilégio do convívio com várias mães: minha querida mãe biológica, mãe madrinha, mãe professora e mãe esposa.
Definir ou descrever com palavras o ser “mãe”, é algo simples, pois existem vários sinônimos para mãe: amor, carinho, perseverança, fé, dedicação, doação, generosidade etc.
Outro dia assisti na telinha o filme A Troca (Changeling) que é baseado em um fato real ocorrido na década de 20 nos USA.
A película é um belo exemplo do que é essa capacidade excepcional do ser “mãe”, diante de situações bem adversas e das dificuldades femininas impostas por uma sociedade extremamente machista, da época, e cuja “autoridade” masculina estava fundamentada na corrupção e no poder.
Parece algo bem atual, não?
Bem, neste domingo das "mães" vou me permitir sintetizar todas as mamães em um ser humano maravilhoso.
Uma grande mulher a qual somos eternamente gratos por ter nos ajudado em uma fase muito difícil de nossas vidas.
Ela cuidou do Th no meio, dos seis meses a um ano, quando ele estava muito doente com bronco pneumonia e após ficar internado por oito dias no hospital Santa Helena no DF.
Com certeza seu amor, seu carinho e sua doação para com o nosso Th, foi fundamental para recuperação e superação das crises e da doença.
Os desígnios impostos pela nossa condição existencial reservaram para essa grande mulher uma grande provação, a doença grave de sua filho e sua partida prematura aos 26 anos.
Este ano nos encontramos no RJ e ela confidenciou que sente saudades de seu filho e que quando uma solidão inexorável atraca em seu coração ela sente sua presença e seu perfume que lhe trazem a resignação, a aceitação e o conforto.
Essa grande mulher nos trouxe um novo adjetivo para palavra mãe: Ivonete.
Para Dadá, para Lu, para minha querida comadre e para todas as mães um grande beijo.
Com carinho, Brother52.

Nenhum comentário:

Postar um comentário