terça-feira, 13 de julho de 2010

Vamos fazer uma boa tarde !?


Nos idos de 1974, quando estava presidente do Centro Cívico da escola, fui algumas vezes à Rede Globo de Televisão, no Jardim Botânico, para conversar com a galera do Globo Reporte.
Sempre assistia aos documentários do Paulo Gil Soares e um desses documentários , cujo o título se não me engano era “A Aurora do Homem”, foi muito bom e eu queria passar para a galera conferir.
Vocês devem estar pensando :
Como o Brother tinha acesso na Rede Globo?
Bem, o grande Renato Meira, nosso diretor para assuntos estratégicos ( diversão, festa, bagunça, etc ) conhecia uma galera que exercia a função de cameraman e aí ficou fácil o acesso às dependências da ainda não tão, vamos dizer “poderosa”.
Foi uma época muito legal pois começamos a ver e entender, ao vivo e a cores, a fogueira de vaidades dessa gente “famosa”.
Tinha gente boa, o Luciano do Valle, o Milton Gonçalves, o João Saldanha, uma repórter cuja voz era algo divino, a Marcia Mendes e também a Sônia Maria. Tinha os atores gente boa e os babacas de plantão.
Um fato curioso, desta época, é que fui convidado para fazer um curso de cameraman e um outro para fazer dublagem; como meu espírito aventureiro vivia com medo do “desconhecido” ( aquela coisa cultural de filho de operário, saca ) acabei indo ralar na SESA.
Atualmente quando vejo os telejornais lembro um pouco dessa época, pois já estive dentro do estúdio vendo os jornalista indo ao ar, o Luciano comentar a copa etc.
Como gosto de observar o comportamento humano acho interessante o “narcisismo pedante” de algumas “celebridades”, aliás nas transmissões dessa Copa foi um show a parte a postura de alguns comentaristas e jornalistas. Aquela coisa de um sacanear o comentário do outro, logicamente de maneira “velada e educada” e falando um montão de bobagem. Parecia que estavam assistindo jogos diferentes ou estavam deslumbrados com a oportunidade da ocasião. Como é uma boa hora para literalmente “aparecer” os carinhas deram um show de egocentrismo.
Mas nem tudo está “perdido” no mundo das “telinhas”, tem uns caras dos telejornais que gosto muito; o André Trigueiro da GloboNews (que proferiu uma palestra brilhante sobre ecologia no III Congresso Espírita no DF) é o cara e uma outra figura que gosto muito é o Mário Mota do jornal do almoço de Floripa.
De fato os telejornais do “almoço” tem aquele clima mais ameno, eu até diria que não tem a empáfia da maioria dos telejornais do “jantar” cujos jornalistas tem uma aparência do “Senhor da Notícia”.
Embora com “estilos” diferentes , André e Mário fazem o jornal como estivessem conversando com a gente na sala de nossa casa. Eles me passam aquele jeito de ser do cara da Província, aquela conversa gostosa e sempre ponderada e equilibrada na dimensão da emoção que o fato exige.
O Mário tem uma fala que me chamou a atenção desde a primeira vez que ouvi, é uma frase que ele repete todas as vezes que o jornal termina, ou seja:
Vamos fazer uma boa tarde!?
Esta frase me soa como um convite a tornar todos os dias o melhor possível e algumas vezes, quando estou chateado ou atarantado, ela me soa como um aviso ou um conselho, algo tipo: Vamos, o nosso dia só ficará bom se mudarmos nossa postura diante dos fatos, da vida, do outro.
Vamos! Vamos fazer uma bela manhã, uma boa tarde e um anoitecer que nos permita sorrir e ter a certeza que fizemos o nosso melhor.
Como diria a Lane : "Valeu André" , “ Valeu Marinho”

2 comentários:

  1. legal e muito bem lembrado. "Valeu" brother. (:

    ResponderExcluir
  2. Brother
    Vamos fazer um Bom dia!! e que Deus continue te iluminando para sempre trazer estas mensagens de otimismo
    abraço

    ResponderExcluir