domingo, 24 de outubro de 2010

Arrepia até o perispírito.


Como estamos no “the end” eleitoral, talvez devesse escrever algo a respeito ou pelo menos emitir uma opinião sobre quem, no meu entendimento, deveria ser o futuro inquilino do Palácio do Planalto, mesmo tendo como pretendentes ao cargo de tal relevância dois candidatos, vamos dizer, de pouca ou nenhuma “envergadura” política. Como o Serra está “fora” de minhas convicções ideológicas eu opto pela “ex guerrilheira” que sofreu, semelhante a seu "mentor", o “upgrade” Neoliberal imposto pelo mundo globalizado.
Compartilhando com vocês algo mais relevante, quero falar sobre o belo evento do final de semana que tivemos a oportunidade de participar, ou seja , o 11º Concerto Espírita da Primavera que faz parte da programação da Semana Nacional de Artes Espírita.
Foi uma feliz coincidência pois durante a semana eu estive ouvindo algumas belas canções nacionais das décadas de 70 e 80, aquelas músicas maravilhosas dos Venturini, do Tavito, do Roupa Nova, do Raul etc .
Na sexta fomos a um evento no SEEDE ( Seara Espírita Entreposto da Fé ), que faz um belo trabalho de Assistência á Família Carente e do Atendimento a Infância e a Adolescência, onde o tema foi a arte espírita, notadamente a música e a “influência” de tons, sons, acordes e versos em nossa existência. Uma palestra musical apresentada e comentada pelo brilhante dirigente da instituição.
A música tem o “poder” de aflorar lembranças e sentimentos: amor, alegria, tristeza, encontros e despedidas, alívio, dor , um momento, um lugar, um alguém, um desejo, fé, esperança, desilusão, tranqüilidade, excitação, paz, tormento, alento, enfim toda essa gama de emoções peculiar aos seres humanos em evolução; mas acima de tudo a música traduz a mensagem de seus autores e cabe a cada ouvinte assimilar aquela que lhe convém, ou melhor, lhe toca a alma e o coração e que condiz com sua atitude e postura.
No sábado retornamos à SEEDE para assistir ao Concerto, que foi magnífico, onde fomos presenteados com as belas apresentações de corais, grupos, bandas e dupla. Nos foi oportunizado ouvir lindas canções espíritas e música popular brasileira, como comentado pelo apresentador do evento :
- foi tão belo e intenso que, como fala o espírita manezinho, arrepiou até o perispírito.
Bem, como a premissa básica do espiritismo é a evolução através do aprendizado contínuo oportunizado pelo ciclo nascer-morrer e cujo progresso é proporcional a nossas escolhas e atitudes diante da vida e do próximo, segue abaixo o link de uma canção que não é espírita, que no concerto foi interpretada de maneira brilhante pelo Grupo Vocal Espírita Maestro Valdenir Zaneti e que foi escrita por alguém que viveu com “medo”, entre incertezas , dúvidas, incoerências e solidão, mas na minha opinião resume o evento e nosso compromisso diante da vida, do próximo e de nossas existências.
http://www.youtube.com/watch?v=DwrSVDRP-2Y

Nenhum comentário:

Postar um comentário