quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Tropa de Elite 3


Na cidade maravilhosa, o caos parece ter sido instaurado e entendo que o “estado de direito”,no tocante aos criminosos, está sub judice; pelo menos na consciência de alguns.
Vejo como “hipócrita” afirmar que os “detentos” devam ter direito a visitas de advogados, visitas íntimas etc, ou seja, o estado de direito deveria ser proporcional ao delito cometido, pois é demagogia entender “recuperável” alguém que alcançou 200, 300, 400 anos de cadeia e que já tem carimbado o visto para o umbral.
Enquanto permanecermos sob a jurisdição de uma legislação “piegas”; polícia, presídio, direitos humanos etc não irão resolver absolutamente nada em relação a violência.
No momento eu e outras milhares de pessoas assistimos, via telinha, ao documentário em real time e on-line sobre a ocupação da Vila Cruzeiro no RJ, o Tropa de Elite 3 .
Cenas inusitadas da ação da guerrilha urbana aos pés da Igreja da Penha. Polícia, carros blindados, helicópteros, bandidos, incêndios, muita arma e uma população acuada e a mercê de horas incertas. Como em uma seção de cinema estamos acompanhando o desenrolar da trama e torcendo para que o basta chegue definitivamente.
A estratégia adotada pelo governo carioca, tem o apoio de uma população que não tem mais a magia e a alegria do jeito carioca de ser. O carioca contemporâneo é triste, estressado, vive sob o signo do medo. O turista no Rio de outrora se sentia em casa mesmo a quilômetros de distância da mesma, hoje passear no Rio é como estar na faixa de gaza.
As cenas filmadas pelas redes de TV foram inéditas, surpreendentes e não consigo encontrar um adjetivo para descrever o que senti ao ver um bando de bandidos fugirem pelo chamado inferno verde, que fica entre a Vila Cruzeiro e o Complexo do Alemão e cuja população é cerca de 400.000 pessoas, da perseguição policial.
Entendo que a ação governamental não tem volta, é agora ou não será nunca. É a oportunidade para firmar posição e literalmente comprovar , ou provar, que “vai pegar geral”.
Nossa primeira constituição, elaborada por D. Pedro I, foi considerada na época, moderna e inovadora, similar a primeira constituição norte americana, criada em 1787. O curioso entre as duas nações é que a “carta magna” norte americana é a mesma até hoje, e a nossa está na oitava versão (1988), entendo que o fato é merecedor de uma grande reflexão.
Temos o dever, a obrigação de apoiar as ações no RJ e cobrar ações daqueles que foram agraciados com o nosso cheque em branco da representação legislativa visando por o fim, definitivamente, ao caos.
“Todo poder emana do povo e em seu nome será exercido”
O fato histórico motivador da canção (link abaixo) é bem diferente, a DITADURA DO MEDO é similar e neste momento a “farda” é o alento.
http://www.youtube.com/watch?v=R7xRtSUunEY

Um comentário:

  1. Você está certo, mais é lamentável que essa força será quebrada em breve, por que o poder, infelizmente fala mais alto. Alguém já está sendo prejudicado com essa ação do Estado e esse alguém quebrará essa força. Ao ser noticiado que a polícia invadiu casas, roubando dinheiro das pessoas, quebrando Igreja, agredindo, essa força já está sendo contaminada. Espero que eles tenham "essa força" para continuarem. Mais nós sabemos que o nosso País nunca termina o que começou... Gostaria muito de estar enganada, e ver realmente a chamada "Cidade Maravilhosa" renascer das cinzas.

    ResponderExcluir