quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Extinção ! Destino ou herança ?


Estava no Açores e o telefone tocou:
- amor, vem aqui com o carro traz uma bacia, um pano que nós pegamos uma tartaruga,
- Lu, onde você está ?
- estou em frente ao posto dos salva- vidas,
- tô indo.
Pegamos uma tartaruga ? Pensei, bem vamos lá.
Como o posto fica perto de casa, cheguei lá rapidinho e ao olhar para a praia estavam Lu, Mara e Vanessa com a visita inesperada.
Nossa jovem amiga estava bastante debilitada, com dificuldades para respirar e com o casco cheio de moluscos o que denotava que ela estava nesta condição há algum tempo.
A Lu havia telefonado para a galera do Projeto TAMAR e um dos especialistas informou as dicas de como tratar nossa amiga, água gelada e pano molhado, até sua chegada para buscá-la.
Nosso brother do TAMAR chegou às 15h, elogiou a atitude das meninas e nos forneceu os seguintes dados:
- a tartaruga é da espécie tartaruga verde,
- deve ter entre 3 e 5 anos,
- mede 35 cm,
- estava debilitada devido a provavelmente ter ingerido plástico pensando que era alga,
- estava “a deriva” há alguns meses pois havia uma quantidade razoável de moluscos no casco,
- tinha 50% de chances de sobreviver.
Nossa amiga foi levada para exames e tratamentos e só nos resta torcer para que a força de sua natureza consiga superar os efeitos da atitude hostil dos chamados animais racionais.
Permanecemos no processo de auto destruição, hoje são as tartarugas, os peixes, os tigres, os leões etc e em um futuro não muito distante seremos nós a alcançar o estágio do que chamamos extinção, algo tipo "Não verás país nenhum"do Ignácio de Loyola Brandão.
Hoje, depois de um dia nublado e muita chuva, o sol deu aquela colher de chá e nos brindou com um dia para carioca nenhum botar defeito.
Fizemos uma caminhada de 30 minutos na praia e comecei a “colher” a herança de nossa irresponsabilidade e o resultado está na foto tema deste post:
Copos plásticos, sacos plásticos, isopor, isqueiro, pedaço de balde, pote de goiabada, embalagem de cereal, embalagem de sorvete, pote de margarina, esponja, enfim todo um banquete contemporâneo para nossos queridos amigos do mar.
É bem provável que não seja 2012, mas continuando neste ritmo, locupletando nossos mares, rios e matas com coliformes fecais e muito plástico, daqui a uns 50 anos nossa vida, literalmente, será uma merda e mesmo com grana só teremos “plástico” para ingerir.
http://www.youtube.com/watch?v=-gB3YDpdRBI&feature=fvsr

Um comentário:

  1. muitas vezes vou "catando" lixo nas praias e colocando no seu devido lugar também. É triste pensar que alguém ainda tenha essa atitude de jogar lixo por aí, não reutilizar materias, não separar os recicláveis, etc.... Parabéns a vocês pela ajuda a tartaruga. Abraços

    ResponderExcluir