sábado, 21 de maio de 2011

Professora Amanda Gurgel.

Nesta semana e no mesmo dia , o jornal digital do senhor Bonner apresentou duas matérias que traduzem a pouca ou nenhuma evolução ética e moral de nossos representantes do poder legislativo; aliás algo que se tornou perene desde quando D.João VI fugiu de Napoleão e passou uma temporada junto aos tupiniquins.
Na primeira reportagem, que é a sequência de uma série, está sendo apresentada a precária situação do ensino em nosso país juntamente com o parco holerite de professores com especialização, o desvio de verba e licitações fraudulentas para contratação da alimentação de nossas crianças etc .
A segunda reportagem denunciava os gastos da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro com a compra de 51 carros de luxo a preços módicos de R$70.000,00 cada. Afinal nossos ilustres representantes precisam de um certo conforto para se deslocarem de suas residências para o trabalho.
Ontem recebi um e-mail da Lu, com direito a repeteco do Paulo Elias, com o vídeo, by Youtube, do brilhante discurso da professora Amanda Gurgel. Nossa ilustre professora, com muita propriedade, sintetizou a realidade existencial daqueles que tem a responsabilidade de “ensinar” nosso filhos e a demagogia política na tratativa de algo tão fundamental quanto a alimentação e a saúde, ou seja, a EDUCAÇÃO.
Muitos irão pensar : O país melhorou, o poder aquisitivo da dita classe C aumentou, nossa mesa anda farta, temos nossos carros, nossos celulares, vamos ao shopping, conseguimos nos livrar da "escravidão" do aluguel, temos emprego de carteira assinada (aqui cabe uma pausa).
“ Todos os dias somos informados que no Brasil há uma carência de mão de obra especializada, principalmente para cargos de gestão. Em fevereiro, mais de 22.000 vistos de trabalho para estrangeiros foram emitidos e por aí vai. Esta situação me leva a alguns questionamentos como : Nosso sistema de ensino é deficiente? Nosso conhecimento no idioma inglês, imperativo no mundo globalizado, é incipiente? Nossos jovens desconhecem a demanda profissional para determinadas áreas? Somos limitados em potencialidades?”
Resumindo: nossos ilustres representantes, nos poderes Legislativo e Executivo, dobraram seus salários no início de 2011, nosso sistema de ensino é deficiente, nosso sistema de saúde pública é o caos, o transporte urbano é precário, nossos gestores são incompetentes; mas estamos em franco desenvolvimento social não sustentável ! ?
Bem, está surgindo o novo.org.br, cujos fundadores são engenheiros, administradores, médicos, estudantes etc e cuja proposta é a prestação do serviço público com competência e a realização da gestão da máquina administrativa do país com eficiência, eficácia e efetividade; algo que é razoável e exequível desde que a “ideologia” não seja contaminada com os virus ( corrupção, falta de ética etc ) que “acompanham” os chamados políticos profissionais.
Nosso heróis não estão no mundo imaginário,surrealista e fútil do BBB Pedro Bial.
Nossos heróis estão nas salas de aulas das escolas públicas e nos corredores das emergências dos hospitais.
Nossos heróis trabalham 10 horas por dia, não tem auxílio moradia, auxílio passagem aérea, auxílio combustível, assistência médica privada etc.
Nossos heróis chocalham nos transportes coletivos duas, três ou até quatro horas por dia.
Nossos heróis vendem o almoço, para comprar a janta.
Nossa professora do Rio Gande do Norte, em 08 minutos, com intuição e sabedoria nos presenteou com um discurso digno, denso e honesto. Muito político bundão deve ter morrido de inveja, digo inveja porque vergonha é algo que esses seres são desprovidos.
http://www.youtube.com/watch?v=4P2QXsvxa6Y

Nenhum comentário:

Postar um comentário