sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Livre arbítrio

Como estou, vamos dizer “em convalescença”,após a pequena cirurgia bucal me veio o insight para o artigo digital também conhecido como post.
Aqui na ilha a coisa está mais para Patagônia do que para o Caribe pois a friaca serrana está fazendo visitas semanais para ver como está o mar na soleira do Atlântico Sul.
Nossa mãe natureza está dando aquela colher de chá para nômades e nativos, presenteando a galera com poucos minutos da tão desejada “neve”. Ainda bem que são só poucos minutos pois nevasca depois de uma hora deixa de ser “prazer” e vira aflição .
Durante esta semana estava conversando com a Andreia, que é mamãe de primeira viagem, e falávamos sobre o grande desafio que é educar os filhos. Parece que os papais e mamães de plantão esqueceram que a formação intelectual e moral dos rebentos tem como período “crucial” o nascimento até os sete anos e estes “serão” , ética, moral e comportamentalmente falando; o reflexo dos ensinamentos e exemplos que papai e mamãe praticarem.
Entre meus erros e acertos como pai, aprendi quatro coisas que no meu conhecimento tácito são o divisor de águas entre o surgimento de um pequeno déspota ou um pequeno grande brother:
- saber dizer não para o rebento
- utilizar das velhas e boas palmadas, na hora certa (aqui eu não falo de agressão física, mas sim um “corretivo consistente” para abrandar aqueles instintos rebeldes)
- orientação religiosa, sendo que nosso maior aprendizado está em entender que o encontro com Deus está em nossos corações, independente de religiões, crenças ou seitas.
- jamais adotar o “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”
Sinceramente acredito que um jovem cuja educação e orientação sejam fundamentadas nas “premissas” acima, dificilmente não irá entender que o "não ter" ou o "não poder" faz parte de nosso aprendizado evolutivo, nem irá colocar fogo em um índio, nem assassinar alguém a pauladas/pedradas em um estádio de futebol, nem esfaquear um desconhecido por qualquer “motivação”, nem ser corrupto etc.
Ontem a Lu e o Th mais novo me mostraram, by youtube, um vídeo da galera do CQC cujo título é “CQC o mistério da TV desviada em Barueri” (segue link). http://www.youtube.com/watch?v=8JEPp758JDE.
Sinceramente eu não consegui encontrar um adjetivo para qualificar o comportamento dos políticos e funcionários públicos envolvidos no episódio; poderíamos resumir o mesmo em algo tipo :
“Uma demonstração universal de falta de moral e ética”. Nossos queridos filósofos, Platão, Sócrates e Cia devem ter tido convulsões no “túmulo” e os assessores de Nosso Pai Maior devem ter utilizado este e outros fatos "políticoministeriais" para elaborar um workshop intitulado : “Livre arbítrio : nosso maior, mais difícil e perigoso desafio” cujo público alvo é a galera que está se preparando para reencarnar...
Quanto aos encarnados errantes acho que o jeito será repetir de "ano" ?!?!
Um beijo para todo mundo.

Um comentário:

  1. Grande Brother
    sempre inspirado,
    Quando vamos aplacara nossa sede no Arante?
    abraço
    Milton

    ResponderExcluir