quinta-feira, 3 de junho de 2010

Iara Lee e os Lord of War



"Existem 550 milhões de armas em circulação no mundo. Isso é uma arma para cada 12 pessoas. O único problema é: Como armar as outras onze?"
A citação acima é mencionada no excelente filme protagonizado por Nicolas Cage na “pele” de Yuri Orlov que em um dia de stress experimenta até cocaina com pólvora, algo que deve ser bastante ”explosivo” mas condizente com a profissão do poderoso Yuri.....
O que me levou e lembrar do filme foi o fato de destaque da semana no nosso belo planeta globalizado: a ação dos “sobreviventes do holocausto” em relação a chamada frotilha de ajuda a Gaza.
Tentando assimilar o acontecimento comecei a fazer um tour pela história, notadamente no pós 2ª guerra, e lembrar de alguns de seus mais famosos personagens, dentre esses podemos citar : Reza Pahlavi , Fulgêncio Batista, Anastacio Somoza, Pol Pot, Lon Nol, Nikita Khrushchev, Mao Tse Tung, David Ben Gurion, Golda Meir, Moshe Dayan, Yasser Arafat , Richard Nixon, John Kennedy, Lyndon Johnson , Margaret Tatcher , Idi Amin, Bokassa, Charles de Gaulle e por aí vai. Alguns desses senhores foram notórios ditadores obedientes e utilizados como massa de manobra, sob a bandeira da liberdade, pelos Lord of War. A história da humanidade é pautada pelos que “mandam” e manipulam e por aqueles que “obedecem” , é aquela coisa de planeta de expiação onde a maioria tira nota baixa e infelizmente deixam seus sucessores ou a galera continua reencarnando e buscando a evolução no fim do túnel, como isso exige um árduo trabalho solitário e pessoal a tentativa de ”recuperação” se torna algo perene .
Bem, a triste constatação é que tudo continua na mesma e com um agravante: “os oprimidos de ontem, hoje oprimem”. O equilíbrio e a paz mundial ainda são fomentados pelos Lord of War onde a religião e a “ideologia” também ainda são utilizadas como “argumentos” para definição do bem e do mau.
O mundo vive em uma linha tênue entre a propaganda e a realidade na qual os detentores do poder levam grande vantagem, mas a natureza e a dependência econômica global estão mudando este cenário pois a religião e a ideologia podem ser “descartadas” em função do interesse econômico, ou seja, é uma relação entre os detentores de commodity e os que agregam valor ao mesmo; é o escambo baseado na especulação financeira, o resto fica roendo osso e “brincando” de guerrear.
Iara Lee e seus companheiros estão tentando nos dizer que podemos e devemos nos posicionar como seres humanos conscientes em relação a tudo aquilo que não é mais cabível e que não é mais admissível fechar nossos olhos para a galera que continua no limbo.
O incidente “frotilha” comprova nossa fragilidade existencial, nossa incoerência em relação ao que é certo ou errado, nossa tolerância egoísta, nossa ideologia conveniente, nossa omissão comodista, nossa futilidade.
Mas esses seres humanos e outros anônimos renovam a esperança de nossa redenção e quem sabe um dia os Lord of War serão apenas a triste lembrança de um passado distante...........
http://www.youtube.com/watch?v=bkhmyZrwj8I

2 comentários:

  1. Brother
    vc esta igualzinho a um vinho MALBEC
    abraço
    Milton

    ResponderExcluir
  2. Cara seus textos estão com uma qualidade muito boa! Dá gosto de ler. Você guarda-os? Desde os primeiros? Rapaz, faça uma seleção e publique um livro de crônicas ou divagações... sei lá...
    O assunto é sério, hein! Parabéns!

    Abraços,
    Sandro Tomazele

    ResponderExcluir