quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Então, é natal........

Estamos chegando ao final de mais um ciclo anual e este é o penúltimo, pois o último é algo definitivo e não condiz com nossa realidade, post de 2010.
Neste espaço digital já foram publicados 45 post e espero que de alguma maneira estes tenham sido o fator motivador de alguma reflexão e que vocês tenham gostado.
Em tempo : nossos ilustres representantes do legislativo e executivo começaram muito bem seus mandatos com um pequeno aumento salarial de 61%.
Plagiando o Cazuza "Eu vejo o futuro repetir o passado onde a piscina continua cheia de ratos"


...Há algum tempo havia mencionado em um daqueles e-mail semanais, before post, a época em que ia fazer exames de laboratório no INSS da Rua do Matoso – RJ ( a long time ago) com a mamãe Dadá. Era uma época em que o sangue era colhido naquelas seringas antigas que assustavam um pouco mas o engraçado é que eu não chorava e minha grande expectativa era após o exame tomar uma média com pão e manteiga no antigo bar perto do posto médico. Mesas e cadeiras de madeira, café e leite na xícara esterilizada e aquele pão na manteiga, que na minha visão do mundo menino, era o manjar dos deuses.
Na esquina da Vidal Ramos com a Osmar Cunha, há um bar chamado “Central do Café” que me remete a infância de meu café com pão da Rua do Matoso; é um lugar pequeno que também tem janelas, mesas e cadeiras de madeira e um quadro na parede com a ilustração do povoado do Monte Cristo em 1940.
Semana passada, estive cedo no Centro e aproveitei para saborear o café e a paisagem no “Central do Café”, sentei em um lugar próximo à janela, dei uma folheada no diário Catarinense, fiquei observando as pessoas caminhando pela rua e fiz uma viagem solitária e emocionada ao tempo de menino. Como é bom ser criança e ter como “desejo maior” um café e um pão com manteiga.
Ontem assistimos, mais uma vez, o filme “O menino do pijama listrado” cujo tema nos remete naturalmente a questionamentos existenciais.
Mesmo no século XXI continuamos a conviver com a holocausto da Vila Cruzeiro, o holocausto do Complexo do Alemão, o holocausto do Haiti, o holocausto da Afeganistão, o holocausto dos países africanos onde milhares de “Schmuel” não tem o básico, não tem o café com leite e o querer é limitado pela rudeza da vida e onde os dezenas de “Brunos” tem o tudo, além do café e do pão, o sucrilhos, o queijo e o desejo e a vaidade atendidos.
Continuamos a conviver com algumas demonstrações universal de crueldade onde alguns seres, que se intitulam torcedores de time de futebol, espancam até a morte e covardemente, um menino de 19 anos .
São cenas fortes , tristes e que infelizmente acontecem com certa freqüência em nosso pequeno planeta.
Mas devemos continuar a persistir na mudança e acreditar que nosso amanhã será melhor. Cada um tem a responsabilidade de cuidar do espírito para que este não encontre a decadência, afinal nossa busca, nossa meta é a evolução.
Bem, como disse nosso brother John, em um momento mágico de inspiração, “So this is Christmas”, e para mim, dentro da minha auto limitação existencial e carente de ação, resta o desejo, o desejo de que os Brunos e os Schmuels de nosso tempo consigam sentar na mesma mesa no “Central do Café” para saborear o alimento, ler o jornal, bater um papo, apreciar a paisagem e quem sabe apertarem as mãos e em um abraço repleto de ternura possam descobrir juntos que o nosso desejo maior deve ser o de amor e respeito da vida de um para com outro, similar a tudo aquilo que um "menino" tentou nos ensinar há 2010 anos.
Um dia iremos perceber que nossa grande aventura se resume em internalizar que nada possuímos apenas usamos e que sempre em uma "janela" do tempo e em algum lugar estaremos sendo.
Para todos vocês HAPPY CHRISTMAS, até 2011......
http://www.youtube.com/watch?v=s8jw-ifqwkM

2 comentários:

  1. Brother
    um abraçao e que em 2011 seus post´s estejam cada vez mais iluminados.
    Milton

    ResponderExcluir
  2. Hola que tal.

    Bom, Feliz 2011.

    A proposito assit ao filme O menino de pijama listrado, na TV, muito bom. valeu

    ResponderExcluir