quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

O Príncipe

Quando acordei hoje, estava assim “sei lá”, meio passional por dentro (Plagiando o belo verso da canção de Jorge Aragão) para explicar o meu despertar.
Fiquei pensando em escrever algo, como faço há algum tempo, principalmente ao findar o ano.
Mas não queria escrever algo repetitivo ou questionar as mazelas nossas de cada dia.
Não queria escrever sobre tecnologia, essa que utilizamos dioturnamente e que nos escraviza, que limita o nosso pensar, que nos leva ao “second life” virtual e fútil; pois viver é muito mais que um like.
Não queria escrever sobre “crenças” ou religião, pois muitos estão tratando a espiritualidade como mercado e a fé como mercadoria.
Enfim, há algum tempo estava com vontade de reler o Pequeno Príncipe, um grande príncipe, de espírito perene e corpo efêmero.
Chorei muito, ao reler as belas e inspiradoras páginas de Saint-Exupéry.
Aliás, tenho esse “hábito”, de tempos em tempos sinto vontade de chorar. Não é tristeza, dor ou saudade é algo que não consigo explicar e me faz muito bem.
Minha mente e meu coração se emocionaram com os baobás, com a flor, com os vulcões, com o Rei, com o vaidoso, com o beberrão, com o homem de negócios, com o acendedor de lampiões, com o geógrafo, com a raposa e com a cobra.
A maravilhosa narrativa de Exupéry é recheada de metáforas e uma das minhas preferidas é uma frase da flor:
- É preciso que eu suporte duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas.
2019 está partindo e minha mensagem para vocês que leram este maravilhoso livro e “desafiando” a curiosidade daqueles que ainda não leram, é:
           Que em 2020 você consiga ver o elefante na barriga da jiboia e o carneiro dentro da caixa. Afinal, somos todos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos.

4 comentários:

  1. Belo como sempre, eterno como nunca!
    Feliz 2020 pra todos nós!!

    ResponderExcluir
  2. Um pouco complexo este filosófico hoje ao ler, mas bonito. Feliz Natal que 2020 de esperança de dias melhores aos súditos mais que os reis.

    ResponderExcluir
  3. Amei!! Belo texto!Feliz Natal! E um ano novo próspero em saúde, amor amuzades!!! Beijo

    ResponderExcluir
  4. Querido Brother, você sensível e delicado sempre...
    Sempre atual. Belo texto!
    Abs!
    Feliz 2020!!!

    ResponderExcluir