domingo, 29 de agosto de 2010

Avant premiere


Este final de semana foi um tanto quanto especial pois a sétima arte, em dois momentos, me proporcionaram algumas horas de reflexão, interpretações e troca de idéias com a Lu.
No sábado assistimos o belo filme intitulado “O leitor” ( uma indicação do Th mais velho) baseado no romance Der Vorleser ( by Bernhard Schlink) e no domingo fomos agraciados, encarnados e desencarnados, com a avant premiere de “Nosso Lar”, baseado no que poderíamos chamar de o “livro de cabeceira de espíritas e simpatizantes”.
Na entrada do cinema, antes da pré estréia , encontramos com o Luiz e a Sueli e no meio da conversa o Luiz me falou:
- você vai fazer um post sobre o filme para publicar no seu blog?
Eu respondi:
- com certeza.
Entramos na sala de projeção e durante a exibição do filme, como a emoção me aflora com muita facilidade, chorei em algumas cenas como também ocorreu em “O leitor”.
Após o cinema fomos almoçar e depois fomos tomar um café na Chuvisco da Beira Mar. Fiquei pensando no que o Luiz havia me falado e no bate papo com a Lu confessei uma dúvida:
- como escrever sobre os dois filmes no mesmo post ?
A Lu, com aquela clarividência peculiar, me respondeu :
- o que há em comum nos dois filmes é que nunca é tarde para aprender, evoluir.
Ela foi simplesmente perfeita em sua observação, guardada as devidas proporções e situações retratadas em cada filme; é claro.
O filme “O leitor” tem aspectos, características, atos, posicionamentos, relacionamentos, conflitos e comportamentos dentro de um tema já abordado em vários filmes,ou seja, um romance ocorrido no período do pós segunda grande guerra, mas neste caso foram “moldados” por situações um tanto quanto incomuns ou peculiares. É simplesmente brilhante como ao autor trata algumas questões humanas e os conflitos existenciais de suas personagens.
O filme “O Nosso Lar” é algo que o mundo espírita aguardava com muita ansiedade. Os espíritas, em geral, vivem dentro da expectativa perene de “pregar” a doutrina para um mundo que não cre na reencarnação, caridade e no amor como pré requisitos imprescindíveis para nossa evolução e que desconhece ou confunde o que é espiritismo, na acepção da palavra ou doutrina, com umbanda, quimbanda, candomblé etc, cabe ressaltar que aqui não faço julgamento de valores pois como afro brasileiro e dentro de meu processo evolutivo também já “bati cabeça”.
Se eu fosse resumir religiões, seitas e crenças diria :
“Independente de nossas “verdades” mas totalmente dependente de nossas “atitudes”, nosso caminhar nos levará a Deus”.
Bem, no intuito de instigá-los a conferir as duas películas e no meu entendimento, a sinopse dos filmes poderia ser :
Em “O leitor”, Hanna, mesmo “perdida” na sua ignorância e orgulho, alcança a sua “luz” embalada pelo amor por um jovem advogado medroso, confuso e perdido nos valores de um mundo ainda ressentido pelas “atrocidades” de seu povo.
Em “Nosso Lar”, André, mesmo “perdido” no seu saber e orgulho, alcança a “luz” embalado pelo amor de sua mãe e seus queridos amigos espirituais.
Em “Nosso Lar, André descobriu:
Que o tempo é relativo e que sempre em algum momento e em algum espaço “físico” existimos.
Que o “servir” tem um contexto amplo e todo trabalho é uma forma de amor.
Que o amor deve ser incondicional e transcende a “existência”.
Que o “nascer” para uns pode ser o “morrer” na percepção de outros.
Que nossa evolução é composta por uma sequência de ciclos que “começam” no berço e “terminam” no túmulo.
Que há muitas moradas na casa de meu pai.
Quem sabe Hanna foi socorrida por Andre em seus devaneios pelo Umbral.
Como nada acontece por acaso, penso que encontrei na letra da música (site descrito abaixo) o que considero a síntese de “Nosso Lar”................
http://www.youtube.com/watch?v=RCoHD3SNAFo

Nenhum comentário:

Postar um comentário