quinta-feira, 16 de junho de 2011

Liberdade! Liberdade! Abra as asas sobre nós.....

Em agosto de 1969 o mundo assistiu ao que poderíamos chamar de “uma demonstração universal do direito de expressão e de liberdade/usabilidade do corpo” durante o famoso festival de Woodstock. Algo que sugeria alguma coisa tipo “deixa a vida me levar” .
Nos anos posteriores a meninada entendeu que fumar um baseado, não fazer nada e dar uma trepada de vez em quando era tudo de bom e alguns marmanjos entenderam que queimar um fuminho, com “responsabilidade”, aliviava o “stress”. De vez em quando rolava um LSD básico para substituir a conta do psicólogo.
Desde que o mundo é mundo o dito ser humano utiliza algum artifício para “relaxar” ou “excitar”: uma bebida, um cigarro, uma erva, uma pílula, uma injeção e por aí vai. Afinal fazer umas “viagens” de vez em quando é tudo de bom.
O mundo ficou globalizado e a maconha ( muito fraquinha ) evoluiu para cocaína, êxtase, crack e derivados. Afinal precisamos de emoções fortes.
No mundo contemporâneo o dito ser humano assimilou bem um conceito que vou classificar como dicotomia, ou seja :
Fumar dá cancer, causa infarto, etc etc etc e várias pessoas pararam de fumar.
Não beba se for dirigir, bafômetro, prisão etc etc etc mas se você não for dirigir, pode beber; só não esqueça do energético!?
Você deve fazer exercícios físicos, sair do sedentarismo, ter saúde para ter uma família, trabalhar, ser produtivo para nação, criar seus filhos etc.
Você deve doar sangue, célula tronco, córnea, rins , pele e tudo que permita salvar a vida de seu semelhante. Logicamente que o órgão deve estar nas condições mínimas de uso!!??
Agora as mentes brilhantes de nosso país nos assinalam : Você tem o direito de liberdade de expressão e pode participar da marcha para liberalização da maconha, mas não pode fumar maconha.
Diante desta decisão suprema, fiquei a meditar:
O cigarro faz mal e a maconha não ? A maconha não altera os reflexos, dá taquicardia, altera a percepção etc? Não seria melhor fazer uma campanha da maconha, drogas, igual ou mais sistemática que a do cigarro?
Ahahah! Deve ser por causa daquele lance do glaucoma.
A bebida antes de você dirigir faz menos mal que o durante dirigir?
Ahahah!Deve ser porque limpar o vômito no carro, no dia seguinte, é F.....
A liberdade não exige uma certa lucidez ?
Em algum momento de minha vida fumei cigarro e hoje quando faço natação me arrependo de tê-lo experimentado.
Em algum momento de minha vida, queimei meus baseados, descobri que era uma merda e parei.
Minha pobre evolução, ainda, me faz prisioneiro de alguma cerveja ou vinho; já consegui diminuir mas ainda resta o definitivamente não sorver; um dia chego lá.
Talvez o significado de "liberdade" esteja subliminarmente contido em uma mensagem proferida há alguns muitos anos:
"Tudo me é lícito mas nem tudo me convém"
http://www.youtube.com/watch?v=DZGMLP2pK8c&feature=related

Um comentário: