sábado, 25 de setembro de 2010

Constantino



Na última quarta assistimos uma palestra bastante interessante cuja tema era " O espiritismo e a política"
Nesta, o palestrante explicava o motivo pelo qual não cabe dentro da doutrina espírita uma "bancada espírita" nas assembléias, camara ou senado.
Resumidamente a política, por sua natureza, "desvirtua" doutrinas/religiões.
Foi o que aconteceu aos cristãos após Constantino, ou seja, o cristianismo passou a ser a religião oficial do estado.
"In hoc signo vinces"
A "fé" passou a servir as vaidades políticas.
Nesta sexta assistimos ao que poderíamos chamar de "demonstração universal do tirar da reta", por parte do STF, em relação ao desejo popular de tornar o processo eleitoral um pouco mais digno, ético e responsável.
Ficha limpa neles meu brother !
Em paralelo vimos o Sr.Roriz adotar uma "artimanha" política ao que poderíamos chamar de "demosntração universal da cara de pau", ao declarar publicamente:
- "Votem em minha esposa pois quem vai governar sou eu."
Bem, eu na condição de cidadão desconhecedor das leis fiquei um tanto quanto "confuso".
Em relação ao STF:
- se a votação empatou, não existe um esquema para desempatar, tipo: não caberia ao carinha que preside a seção o voto de "minerva"?
- é de bom senso "empatar" matéria de tamanha relevância?
- se para o TSE, a ficha limpa já vale nesta eleição e para o STF o tema carece de consenso; após a eleição,dependendo da decisão do STF não caberá ao ficha suja recorrer e solicitar uma nova eleição ? A recíproca seria verdadeira ?
Em relação a "artimanha" do Sr.Roriz:
- juridicamente pensando, para a declaração "Vote em minha esposa pois quem vai governar sou eu", não caberia uma impugnação da candidatura ?
- cada povo tem o governo que merece ?
- Sócrates e Paltão votariam em Roriz ?
Em relação aos dois temas:
- Existe um povo que a bandeira empresta, para cobrir tanta incoerência...( plagiando o Castro Alves )
Com certeza esses fatos, no meu entendimento, reforçam o posicionamento da doutrina espírita em relação ao envolvimento com a política pois são ciências "mutuamente excludentes".
Abstraindo dos ensinamentos sobre indulgência, eu traduziria em :
- Ou você evolui ou vai ser político no seu contexto mais amplo, pois "políticos" todos nós o somos.
Talvez o grande "culpado", pois sempre temos a necessidade de achar um, tenha sido o Constantino mas como sou um simples mortal e ignorante em diciplina de alta "complexidade" vou tentando controlar...
http://www.youtube.com/watch?v=v7rAHA1ucms&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário