quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Ciranda e destino.



Durante essa semana a telinha mundial, a Internet, celulares, os sites de relacionamento e toda forma e maneira de comunicação focaram luz, câmera e ação nos 33 chilenos que passaram quase 70 dias experienciando , literalmente, as entranhas de nossa mãe terra.
Um evento patrocinado por empresas do mundo capitalista e não capitalista (um lastimável consenso entre ideologias distintas), onde a “Visão” de negócio abstrai do que costumamos chamar “valores humanos” e jogam milhares de trabalhadores em um “reality show” onde o “final feliz” é algo raro.
No “reality show” chileno, o governo por questões óbvias, patrocinou o “happy end” com colaboração de engenheiros, técnicos , especialistas em resgate, familiares, voluntários, jornalistas, mineiros etc , aliados a tecnologia dos yankee.
O mundo parou para ver a Fenix , que com certeza será promovida a peça de museu, resgatar em seu “útero” os 33 mineiros heróis e os seis escudeiros voluntários; em uma bela demonstração de dedicação, doação, perseverança, fé, profissionalismo, união, sinergia e equipe.
O episódio sofrerá as devidas metamorfoses em filmes e livros, que em breve será exibido não só nos cinemas mas também nos treinamentos de gestão de pessoas , trainees etc das grandes empresas, visando o formação dos futuros "líderes".
Para cada um dos sobreviventes, dos missionários, dos profissionais que participaram do resgate, dos familiares, dos políticos, enfim de todos que acompanharam o desenrolar dos fatos , ao vivo ou on line, o episódio traz ensinamentos e a oportunidade da reflexão dos mais variados questionamentos: a vida e a morte, a religiosidade, o medo, a superação, a caridade, o interesse, a moral, a ética, o amor.
Intimamente e por alguns instantes a maioria de nós deve ter pensado:
“E se eu estivesse lá”
Um pensamento que nos remete ao âmago de nossa solidão, nossas certezas, nossas dúvidas, nossas verdades e nossas mentiras.
No mundo há vários subterrâneos em várias “MINAS” onde crianças, jovens e idosos passam fome, sofrem por doenças, são levados aos vícios e crimes, vivem na mais absoluta solidão, perecem todos os dias e que infelizmente carecem de uma mobilização mundial que lhes permita sair do “BURACO” , da escuridão.
Mas estamos aprendendo , evoluindo e chegará o dia em que compartilhar a nossa mesa farta não será apenas uma retórica ou um surto “ético” patrocinado por nossa conveniência ou pelos “interesses” de alguns.
Em homenagens aos 33 homens que demonstraram que a união, a doação e a caridade são as leis que regem nosso universo, principalmente nas adversidades onde o “destino” :
“sem pedir licença muda as nossas vidas e depois convida : rir ou chorar (verso- Composição: Toquinho / Vinicius de Moraes / G.Morra / M.Fabrizio)”,
segue uma canção que meu subconsciente "indexou" ao fato...
http://www.youtube.com/watch?v=QtJ8ro1NSh0

Nenhum comentário:

Postar um comentário